UP-DELEGAÇÃO DE GAZA

Galeria

Notícias

Presidente da República visita UP-Gaza

05 Outubro 2018
Presidente da República visita UP-Gaza

O presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi visitou esta Sexta-Feira, 05 de Outubro, a Universid...

Historial

A Universidade Pedagógica-Delegação de Gaza (UP-Gaza) foi criada a 17 de Maio de 2005, ao abrigo dos Estatutos da Universidade Pedagógica e do Programa do Governo de Moçambique para o Ensino Superior, que visa uma redução sistemática das assimetrias Regionais.
Para a criação da Delegação, foi constituída Comissão Instaladora multi-sectorial composta por personalidades representando a UP e o Governo Provincial de Gaza. Da parte da Universidade Pedagógica os membros da Comissão incluíam MSc. Ernesto Daniel Chambisse, Prof. Doutor Zacarias Alexandre Ombe, MSc. Jaime da Costa Alípio, Dr. Casimiro Aurélio Chachuaio, Prof. Doutor Adriano Fanicela Niquice, Dr. David Valentim Bembel e Prof. Doutor Armindo António Monjane. Representando o Governo da Província de Gaza, foram membros da Comissão Instaladora Dr. Alberto Libombo e Dr. Matias Parruque. Representando os parceiros e proveniente de uma instituição que esteve desde a primeira hora a apoiar a UP Gaza, a UDEBA-Lab a comissão integrava também o Dr. Eugénio Chirrime.
Esta comissão desenvolveu, entre outras actividades, consulta comunitária em Venhene com objectivo de obter o terreno para a implantação da UP Gaza. Esta consulta comunitária resultou no lançamento da Primeira Pedra das primeiras infra-estruturas da UPG por S. Excia. Governador da Província de Gaza, Senhor Djalma Lourenço, testemunhado por Magnífico Reitor da UP, Professor Doutor Carlos Machili e pela Administradora do Distrito de Xai-Xai, a Senhora Olinda Langa Mith.
Para o início das actividades académicas na UPG foi realizada, no dia 03 de Marco de 2006, a primeira aula inaugural intitulada “desafios para a fundação de uma Delegação nas condições de subdesenvolvimento” proferida pela Professora Doutora Rachel Elizabeth Thompson, despertando a consciência para os desafios esperados pela nova Delegação perante a comunidade académica, membros do governo e convidados. A 20 de Março iniciavam as aulas, processo dirigido pelo Primeiro Director da UPG, MSc. Ernesto Daniel Chambisse.
A UP Gaza conta com 18 cursos subdivididos em 2 (duas) modalidades (presencial e a Distância) e 2 regimes (Laboral e pós-laboral) nos quais estão inscritos 2.984 estudantes, sendo 1.374 homens e 1.610 mulheres, 65 docentes (52 homens e 13 mulheres) e 79 corpo técnico administrativo (45 homens e 34 mulheres).

No tocante ao número de graduados, esta Instituição já graduou um total de 2.940 estudantes nos diferentes cursos oferecidos desde a sua criação.
O edifício Xigovia inclui 25 salas de aulas, três laboratórios e respectivas salas de ensaio, duas salas preparadas para acomodar a Oficina Pedagógica e o Atelier de Desenho, cinco gabinetes de trabalho e três salas para docentes e está preparado para acomodar 3.600 estudantes, nos três turnos de lecionação. Com a capacidade instalada no Edifício Xigovia, a UP Gaza passa a dispor de 36 salas de aula, 3 bibliotecas, 5 laboratórios das áreas de Física, Biologia e Química, 3 salas de ensaio, 2 salas de informática e 1 computer farm.
Especificamente para atender as necessidades do Ensino a Distância, a UP Gaza contruiu de raiz um Centro de Recursos no Distrito do Chókwè que, para além da disponibilização de acervos bibliográficos inclui uma sala de informática.

 

 

 

Please publish modules in offcanvas position.